Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Pseudotrimezia gracilis Chukr CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 06-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Pseudotrimezia gracilis é uma espécie herbácea restrita à região da Serra do Cipó, no estado de Minas Gerais. Possui distribuição muito restrita (EOO=5,64 km²). Se desenvolve em solos pedregosos, junto a afloramentos rochosos ou fracamente arenosos de Campos Rupestres, a uma altitude variando entre 1.000 e 1.200 m. Apesar de ocorrer no Parque Nacional da Serra do Cipó, o habitat onde a espécie se desenvolve não está protegido, sofrendo com desmatamentos para carvoaria, plantio de espécies exóticas para pastagem, incêndios indiscriminados e atividade turística. Por se distribuir em uma área bastante restrita, considera-se que a espécie possua uma situação de ameaça. Diante do exposto, considerando a distribuição restrita, especificidade de habitat e ?ameaças incidentes, P. gracilis encontra-se Criticamente (CR) em perigo, com um risco extremamente alto de extinção na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Pseudotrimezia subtilis Ravenna;

Família: Iridaceae

Sinônimos:

  • > Pseudotrimezia gracilis ;
  • > Lansbergia setacea ;
  • > Trimezia concolor ;
  • > Trimezia setacea ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bol. Bot. Univ. São Paulo 13: 104 1992. A espécie aproxima-se a primeira vista de Trimezia juncifolia (Klatt) Benth. & Hook. pelo pequeno porte e sistema subterrâneo do tipo cormo, no entanto diferencia-se por suas flores totalmente amarelas e sem estriações ou tricomas (Chukr, 1992). Distingue-se da outra espécie do gênero que ocorre na Serra do Cipó, Pseudotrimezia cipoana Ravenna pela ausência de brácteas medianas no escapo e pelos estiletes mais alargados na região apical (Chukr, 1992). Outra espécie que apresenta proximidade é P. synandra Ravenna diferindo por apresentar estiletes alargados a partir da região mediana e menores e anteras separadas, em virtude dos estiletes serem fortemente divergentes entre si (Chukr; Giulietti, 2003).

Distribuição

Ocorre em altitudes entre 1000 e 1200 m formando grandes populações na Serra do Cipó, estado de Minas Gerais (Chukr, 1992; Chukr; Giulietti, 2003; Lovo, 2012).

Ecologia

Espécie herbácea com sistema caulinar subterrâneo do tipo cormo, hermafrodita, floração de Julho a Outubro, frutificação não observada, ocorre no Campo Rupestre em áreas de solo pedregoso, junto a afloramentos rochosos ou em solos fracamente arenosos (Chukr, 1992; Chukr; Giulietti, 2003; Lovo, 2012).

Ameaças

1.3.3 Wood
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Parque Nacional da Serra do Cipó, área de ocorrência da espécie, apesar de área protegida ainda sofre com desmatamentos para carvoaria, plantio de braquiária para a formação de pastos, incêndios provocados por queimadas sem controle, retirada de espécies ornamentais e atividade turistica (Madeira, 2009).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 1.

Referências

- CHUKR, N.S. Dois novos táxons em Iridaceae da Serra do Cipó, Minas Gerais. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 13, p. 103-109, 1992.

- CHUKR, N.S.; GIULIETTI, A.M. Revisão de Pseudotrimezia Foster (Iridaceae), Sitientibus série Ciências Biológicas, v.03, n.1/2, p.44-80, 2003.

- LOVO, J. Pseudotrimezia in in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 13 Jul 2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- MADEIRA, J.A. Plano de manejo: Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encarte 2, p.102, 2009.

Como citar

CNCFlora. Pseudotrimezia gracilis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Pseudotrimezia gracilis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 17:04:14